sonia bernardes


Sónia Bernardes

 
Professora Associada com Agregação, é atualmente a Diretora do Departamento de Psicologia do Iscte- Instituto Universitário de Lisboa. Nesta instituição foi Sub-diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas e do Centro de Investigação e Intervenção Social, bem como Diretora da Licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.

Os seus principais interesses de investigação têm rodado em torno das dimensões (psico)ssociais da dor. Em particular, tem investigado: (1) as disparidades sociais na avaliação e tratamento da dor (crónica); e (2) a influência das relações interpessoais nos processos de adaptação à dor crónica.

Já coordenou 10 projetos financiados por instituições públicas ou privadas, possui mais de 40 publicações em revistas científica de elevado impacto (e.g., PAIN ou European Journal of Pain), tendo sido Invited Speaker nalguns dos principais encontros científicos da área (e.g, Congressos da EFIC e IASP). Diversos prémios reconheceram a qualidade dos seus contributos científicos, de onde se destacam o Prémio de Investigadora de Mérito (2008) pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, o Prémio de Jovem Investigadora pela Associação Portuguesa de Psicologia (2013) e o Prémio Grüenenthal DOR (2016).

É Editora Associada da Geriatrics Pain (Frontiers in Pain Research), membro ativo da IASP Young Leaders Presidential Task Force, Co-coordenadora científica no domínio da Psicologia do EFIC Virtual Pain Education Summit (2021) e membro do grupo de trabalho da Psicologia da APED.

 

voltar |