patricia pinto


Patrícia Ribeiro Pinto

 
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde (pela Ordem dos Psicólogos Portugueses), licenciada (pré-Bolonha) em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho (UM), na área da dor cirúrgica. Tem ainda formação adicional especializada em hipnose clínica e em terapias cognitivo-comportamentais de 3ª geração.

Actualmente é Investigadora no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Escola de Medicina da UM, onde está envolvida e é responsável por diversos projectos de investigação e ensaios clínicos em contexto de saúde e doença, especialmente na área da dor, quer ao nível da concepção e design dos projectos, quer ao nível da implementação dos mesmos. É docente na unidade curricular Percursos Complementares em Medicina, no Curso “Abordagem e Controlo da Dor”, da Escola de Medicina da UM, sendo também docente em outras Instituições, com destaque para os cursos de pós-graduação em Dor.

Tem publicado artigos científicos originais em revistas de circulação internacional de reconhecido impacto (exemplos: Pain, Journal of Pain). Tem recebido prémios e distinções pelos seus trabalhos clínicos desenvolvidos na área da dor, com destaque para os Prémios Grünenthal Dor (2013 e 2018), e para os Early Career Awards (2014 e 2018), atribuídos pela International Society of Behavioral Medicine. Tem sido oradora em diversos congressos e conferências nacionais e internacionais e tem tido também uma participação activa em júris académicos e de prémios.

voltar |